O Menino e o Pé de Mentiras

Lembro-me bem quando meu pai me contava a história do menino Joãozinho, que durante passeios, fingia se afogar e ao ver seus amigos desesperados para lhe ajudar, caía na gargalhada, deixando-os irritados, até que depois da terceira ou quarta vez, morreu afogado, pois ninguém acreditou em seus gritos. E após esta história, finalizava com a famosa lição: "É feio mentir!"

Provavelmente esta frase não se encaixaria nos métodos educacionais que os pais modernos adotaram. Não se auto-delatariam, com certeza. É mentindo que enriquecem, conquistam poder. E seus filhos crescem aprendendo o modo "correto" de pastorear o gado. "Não minta, apenas dê qualidades ao seu produto". Já os imagino comandando um monopólio, vendendo a carne magra a preços altíssimos, alegando sua excelência em todos os aspectos. O povo viraria vegetariano!

Um dos dez mandamentos já não consegue mais penetrar nas mentes. "Amar o próximo"! Quem se importa com os outros, se quanto mais abaixo da linha de pobreza, melhor sua condição financeira? Se pecadores são mandados para o Inferno, então, a Terra virará o próprio, pois, conforme o tempo passa, surgem novos candidatos na fila de rejeição do Céu.

Políticos corruptos são exemplos banais às crianças, principalmente aquelas que sonham com a escola para comer a merenda. São as formigas que impedem os pulgões de se alimentarem da seiva da árvore, tirando-lhes a comida que tanto esperavam, ficando com o dinheiro para bem-estar próprio.

Acabamos com a vida de pessoas inocentes enquanto não agimos de forma contrária à mentira, que muito tem transformado nossa sociedade. É moda; ação comum. Parece uma doença sem cura.

0 comentários: